Skip to main content

Fernando Pereira “Russo”

Fernando trilha um novo caminho entre a olaria e o figurado – “A arte é o que nos sai das mãos”.

Biografia

Fernando Manuel Macedo Pereira, natural da freguesia da Pousa, concelho de Barcelos, nasceu a 3 de março de 1973. Tal como os cinco irmãos, desde tenra idade teve de ajudar os pais nas tarefas do campo.

Apesar da enorme vocação e predisposição para continuar os estudos, após ter terminado o 6.º ano de escolaridade, começou a trabalhar por imposição dos seus pais. A primeira incursão no mundo profissional foi na construção civil como calceteiro, no entanto, refere que “…era um trabalho muito duro.” Pouco tempo depois, por intermédio da irmã, foi trabalhar para a empresa de cerâmica, Irmãos Dantas. A partir deste momento inicia o seu percurso no barro, e ao longo deste demonstra uma capacidade criativa invulgar e um sentido de inovação ímpar. Com o passar dos anos aprimorou técnicas e saberes neste registo do barro, o que lhe permite atualmente construir peças únicas na forma e na técnica.

Para Fernando, é difícil dizer exatamente quando começou a fazer peças personalizadas, pois desde que se lembra sempre anuiu a produzir o que quer que fosse. “Nunca disse que não”, e punha mãos à obra, com a imaginação e a criatividade a fluírem de forma espontânea. Nas horas vagas, aproveitava para “… fazer aquilo que realmente gostava”, começando então a fazer peças singulares e a trilhar um caminho novo  entre a olaria e o figurado.

No ano de 2015, Fernando Pereira conhecido por todos por “Russo”, é encorajado por Herculano Dantas, antigo patrão e grande admirador do seu trabalho, e decide mostrar a sua capacidade artística na Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Fernando apresenta uma pequena mostra do seu espólio artesanal, fundamentalmente composta por mulheres do Minho em várias tipologias e interpretações, que surpreendem completamente pela originalidade e técnicas usadas.

O “Russo” tem alma de artista e não consegue limitar a sua produção a um só registo. As ideias fluem de forma vertiginosa, surgindo a todo o momento  novas criações artísticas, imprimindo nas obras uma expressividade extraordinária. Diz mesmo que tem sempre de colocar “mais qualquer coisa”, apesar de achar que talvez não fosse necessário. É este impulso e instinto criativo que origina peças de um valor artístico fabuloso, fruto de uma imaginação fértil e proativa.

Com o programa das Novas Oportunidades, Fernando conseguiu fazer o 12.º ano e tem como objetivo, quando lhe for possível, frequentar um curso universitário, sendo que o seu sonho era um curso na área das Artes. Considera que o ideal seria o talento aliado ao conhecimento e à formação e, assim, garantir  um futuro melhor. Atualmente, Fernando trabalha na empresa cerâmica Margarida Dantas.

Afirma que a sua dificuldade decorre da incontrolável vontade de fazer peças de diferentes estilos, umas com rosto, outras sem rosto, umas mais estilizadas do que outras. Perante esta realidade, diz que tem um longo caminho a percorrer e assegura que o quer fazer de forma serena e humilde, mas de espírito aberto a novos desafios, nunca esquecendo que tem por matéria-prima o intemporal barro. A histórica olaria e o popular figurado que são marcas de identidade da cultura barcelense e nacional.

Contactos

Fernando Pereira

Rua Senhora dos Milagres, n.º 88

(Oficina: Rua da Penide -Areias de Vilar)

4755-414 Pousa

Tel. 964538403

E-mail: fernandorusso@sapo.pt

Facebook: https://www.facebook.com/Fernando-Pereira-ceramista-930204470365618 

GPS: