Fernando Soares
“Brincar não tem idade.”
Biografia
Fernando Duarte Soares nasceu a 9 de Setembro de 1942 e é natural de Roriz. Cedo foi morar para a freguesia de Oliveira onde foi criado, e é filho de Alberto Soares e de Isaura Duarte Varela.
O seu pai, mais conhecido por Alberto Carpinteiro, fazia e reparava alfaias agrícolas. Fernando ajudava-o, fazendo o transporte das ferramentas de casa em casa, permitindo-lhe ganhar “algum sustento para a família”. Ficou, assim, a conhecer todas as peças e a sua utilização. Daí lhe ficou a grande paixão pela vida do campo, das ceifadas, das desfolhadas, espadeladas do linho… Hoje faz das recordações da infância e juventude o seu modo de vida. Faz reproduções em miniatura de todo o tipo de alfaias e instrumentos usados nos trabalhos agrícolas. Tem apenas por ferramenta uma navalha e uma pequena serra. No seu trabalho deixa transparecer toda a sinceridade e amor que sente pelas recordações da sua vida, que pretende transmitir às atuais gerações.
Durante o tempo em que cumpriu o serviço militar, desinteressou-se um pouco pelo artesanato, pois os irmãos mais novos estragaram, na sua ausência, muitas das peças que tinha feito. Mas logo a vontade de reproduzir, criar e inventar falou mais alto, e assim voltou ao artesanato.
É casado com Maria Inês Duarte Ferreira, bordadeira de profissão, que o acompanha nas mostras e exposições de artesanato. As suas peças, com a sigla “F.S.” são conhecidas a nível nacional e muito procuradas.
Participa nas Mostras de Artesanato de Barcelos, Vila do Conde e Foz do Douro e já teve algumas das suas peças expostas na Feira Internacional de Lisboa. São variadas as peças que produz, como por exemplo teares, limpadores de milho, trotinetes, carros de bois, ancinhos, rodos, malhos, sacholas, arados e afins.
As primeiras peças que o artesão vendeu, ainda antes de ingressar na carreira, foram um arado e um tear, os quais vendeu a uma professora da Universidade do Minho/Braga, local onde durante vários anos trabalhou como motorista.
A sua primeira exposição aconteceu por volta do Natal, na qual participou juntamente com um artesão de couro e peles, tendo a exposição sido um grande sucesso.
Contactos
Fernando Duarte Soares
Rua de Santa Marinha, n.º 120
4750-482 Galegos S. Martinho
Tel. 919 110 355
E-mail:
Facebook:
GPS: