Biografia
João Carlos Sousa Brito, filho de Alexandre Guimarães Pereira de Brito e de Glória Sousa Brito, nasceu a 5 de Dezembro de 1956, na freguesia de Arcozelo, concelho de Barcelos. Estudou até à 4.ª classe, todavia, anos mais tarde, fez o 5.º e 6.º ano de escolaridade.
Cedo, apenas com 10 anos de idade, começou a trabalhar numa empresa de fiação, cuja função era colocar e retirar cones de linhas nas máquinas. Com 12 anos, deixou esta empresa e foi trabalhar para a antiga empresa têxtil, a TEBE, para as máquinas de fazer etiquetas e elásticos, local onde permaneceu durante 12 anos.
Aos 25 anos, João Brito muda radicalmente de profissão, sai da área têxtil e vai para a Câmara Municipal trabalhar como serralheiro, ofício que desempenhou durante 30 anos, até à aposentadoria. Esta função foi, sem dúvida, aquela que lhe potenciou o gosto pelos trabalhos em ferro. Além disso, durante um grande período de tempo ajudava o sogro, Francisco Farrapa, mais conhecido por “Farrapa” na elaboração das suas peças artísticas também em ferro. Todo este tempo proporcionou um maior conhecimento sobre esta matéria-prima, e sobre as melhores técnicas: como lidar com a rigidez, por exemplo.
Após a reforma aos 53 anos, decidiu em 2016 dar asas à sua imaginação e criatividade, começando então por fazer o seu primeiro trabalho, construído a partir de peças de travão de um carro. Um Cristo, apelidado de “Cristo Minhoto”, pois evidenciava sinais de alegria, tal como a gente do Minho.
João Brito é um artista que recicla, pelo que a sua arte não advém apenas da modelação do ferro regular, mas também de um trabalho de recolha de peças já sem função, quer sejam de carros, de máquinas agrícolas ou outras. Cada peça encontrada e recolhida poderá vir a assumir uma nova forma e seguramente uma função diferente. No entanto, considera importante evidenciar na obra artística o principal elemento que a compõe, de forma a transmitir uma história e um percurso à própria arte.
Viver numa terra de artesanato como Barcelos é igualmente um fator motivacional para quem gosta de criar, pelo que também João Brito não é imune a esta veia artística e criativa que percorre as gentes de Barcelos.
A inspiração para criar algo de novo está sempre presente, cada peça que produz é única, pois depende sempre do material que encontra. Uma nova peça constitui sempre um novo desafio.
“Testa” como vulgarmente é conhecido, expôs, pela primeira vez, as suas obras em 2019 na Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos e na ExpoBarcelos, por influência e sugestão da Associação de Artesãos O Galo. Entusiasmado pela aceitação artística do seu trabalho nestes certames, o seu objetivo de expor o seu trabalho ganha novo alento.
Contactos
João Carlos Sousa Brito “Testa”
Travessa da Rotunda, n.º 262
4750-001 Abade de Neiva
Tel. 913 044 868
E-mail: testaartesao@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/testaartesao/
GPS: