Skip to main content

João Rêgo

“A vida inspira-me”. Para João Rêgo, a beleza está por toda a parte.

Biografia

João Rêgo nasceu no dia 6 de fevereiro de 1967, em Lijó. É casado e tem uma filha.

O seu gosto pelos trabalhos manuais começou na escola, o artesão afirma mesmo que “nunca tirei menos de 5 a trabalhos manuais”.

Durante a sua adolescência produziu algumas peças que oferecia aos amigos e familiares. Mais tarde, com o nascimento da sua filha, deixou de criar as suas peças de artesanato para se dedicar mais à família e ao seu trabalho.

A sua veia artística foi retomada em 2012 depois de um familiar lhe ter mostrado uma peça da sua autoria. A peça em questão é um coração de Jesus, o que lhe reacendeu a vontade de dedicar-se, à sua arte durante os seus tempos livres.

Para a criação dos seus trabalhos, João Rêgo pega em materiais como pinhas,  galhos, raízes e troncos de árvores, cola e tintas. O próprio menciona que o que lhe dá mais gosto  trabalhar são os galhos das árvores, “por vezes em caminhadas olho para uma árvore e imagino as peças”.

A madeira mais utilizada para fazer os seus trabalhos é a das macieiras. As pinhas são apanhadas no monte, de onde a maior parte das vezes vem carregado.

Como fonte de inspiração, o artista recorre muitas vezes aos animais e às pessoas: “A Vida inspira-me”.

Das suas criações com pinhas saem trabalhos essencialmente de animais, como galos, galinhas e corujas, num registo verdadeiramente singular. A este propósito afirma mesmo que “as pinhas são a minha matéria-prima de excelência”. Dos troncos e galhos, João Rêgo talha, principalmente, figuras religiosas (anjos ou santos), figuras desportivas e outro tipo de figuras que derivam da sua imaginação. João Rêgo conta-nos que a sua inspiração acontece quando menos espera, há dias que “vejo um galho e imagino logo a peça e tenho que a trabalhar imediatamente”, mas por vezes “há dias em que olho para uma árvore e não vejo nada de especial para trabalhar, e noutro dia olho para a mesma árvore  e já projeto uma ou mais peças”.

Para o artesão a sua inspiração e vontade de criar tem um só objetivo “mostrar as minhas peças ao Mundo, por serem  diferentes de tudo o que estamos habituados a ver”.

O trabalho que João Rêgo produz é único, todo ele é realizado manualmente, por isso as suas peças, como o artesão gosta de frisar, apresentam-se com um aspeto “tosco”. Esta característica acaba por diferenciá-lo do resto dos artesãos, o que lhe permite desenvolver uma marca arrojada e fora do comum do seu trabalho.

Contactos

João Baptista Miranda Rego

Travessa dos Artesãos, n.º 37

4750-559 Manhente

Tel. 938 291 581

E-mail: joaomirandarego@gmail.com

Facebook: https://pt-pt.facebook.com/danaturezaaarte.joaorego/

GPS: